VOCÊ ESTÁ NO EDITORIAL SÃO PAULO
SASP
 
:
Facebook
 
:
Twitter
 
:
Site preferencial para IE
 
:
Site acessivel para Chrome
 
:

 

buy low cost software
BANNER 468X60
::.. HISTÓRIA ..::
G.R.C.E.S. ERMELINENSE
Fundação: 06/05/1976 - Cores: Azul e Branco
Títulos: 2004
Rua Fernão Mendes Pinto, 1480 - Ermelino Matarazzo -
Quer ver mais dados ? Clique aqui !

O Grêmio Recreativo

Tudo começou há um tempo atrás na cidade de Alfenas, Minas Gerais, com o nascimento do Sr. Manoelino de Jesus Ubelino, o presidente fundador. Já desde menino mostrava sua forte tendência musical, porém a vida árdua do campo não lhe dava tempo para uma dedicação mais profunda. Com o passar do tempo, já homem feito em São Paulo, morando no Bairro de Vila Maria conheceu a gloriosa Escola de Samba Unidos de Vila Maria onde adquiriu profundo conhecimento carnavalesco.

Foi chefe de alas, diretor de harmonia, fez parte da ala de compositores, e lutou muito para elevar ainda mais o bom nome da Agremiação. Porém o destino encarregou-se de trazê-lo para perto de seu sonho e então o Sr. Mané mudou-se para Ermelino Matarazzo deixando uma parte de seu coração para trás, pois a Unidos de Vila Maria já fazia parte de sua vida, de sua história. Mas com o conhecimento adquirido, seu sonho estava muito próximo de realizar-se.

Morando na antiga Rua Vinte e Oito, hoje Guilherme de Oliveira Sá, deparou com garotos batucando em latas de lixo, com a mesma empolgação de exímios ritmistas, de grandes Escolas de Samba. Foi então que o Sr. Manoelino percebeu que a bateria de seu sonho estava formada, só precisava ser lapidada, como um diamante.

Então, trazendo-lhe preciosidade de vital importância para a realização de seu sonho, tais como: Boca de Gira, Lavão, Chico Tira, Vavá, Cidão, Atanásio, Bolão, Airton, Sr. Ventura, Dona Arnalda e muitos outros, para somarem suas forças ao ideal do Dr. Mané, como é chamado até hoje com muito carinho por todos da comunidade. Foi então que Zuerinha, um grande apitador, encarregou-se de colocar ordem na garotada, aplicando-lhes disciplina e técnicas aprimoradas da mais bela batucada.

No dia 02 de dezembro de 1974, nasceu em Ermelino Matarazzo, uma nova Escola de Samba. A Escola de Samba, precisava de um nome, tinha que ser forte como o ideal da rapaziada, por que não? Ermelino Matarazzo! Agora já eram uma Escola de Samba, tínham uma forte diretoria, uma grande bateria e um nome, Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Ermelino Matarazzo.

O grande Atanásio teve a idéia de homenagear a história lendária do bairro, outrora sede da Tribo Paranaguá, onde o chefe e senhor absoluto era o bravo Cacique Boturussú, um guerreiro sem igual. A imagem do lendário guerreiro originou o brasão da escola, que estava mudando de nome, e agora definitivamente passava a chamar-se: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Ermelinense, tendo como cor estatutárias o azul e branco.

E para completar o sonho, a magnânima Escola de Samba Sociedade Rosas de Ouro, deu-os o prazer e a honra de batizar seu pavilhão, em uma grande festa, onde as baterias encontraram-se no meio da quadra num mesmo ritmo como se fosse uma imensa orquestra, regida por um maestro divinal, os corações dos presentes batiam num mesmo compasso. O ponto culminante da festa, foi quando os pavilhões encontraram-se, madrinha e afilhada dançaram juntas ao som das maravilhosas baterias nota dez.

Joãozinho "Mestre" prestou uma grande colaboração com essa nova entidade, chegou mesmo a fazer o lindo samba de apresentação que a escola cantava em altas vozes. Mas a sua primeira apresentação oficial foi na sensacional "Parada do Samba", em São Paulo.

 


DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: TRAJETÓRIA ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::

WWW.SASP.COM.BR | WWW.SANTOS.SASP.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!


Copyright ©2000-2013 | Todos os Direitos Reservados