VOCÊ ESTÁ NO EDITORIAL SÃO PAULO
SASP
 
:
Facebook
 
:
Twitter
 
:
Site preferencial para IE
 
:
Site acessivel para Chrome
 
:

 

buy low cost software
BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. MANCHA VERDE - CARNAVAL 2000
Enredo: Brasil, Que História é Essa?

O Grêmio Recreativo
Autor: Virgílio Ramos

 

Na comemoração dos 500 anos de história do nosso país, nós da Escola de Samba Mancha Verde não poderíamos deixar de participar deste momento tão representativo do cenário nacional. Foi então que escolhemos como nosso enredo para o Carnaval de 2000 o tema: Brasil, Que História é Essa?

Procuramos dar um enfoque a determinados fatos marcantes de nossa história sob um prisma analítico, de forma que a indagação e o questionamento sejam a "mola mestre" do nosso enredo.

Entendemos e muitos estudiosos também entendem que desde que se iniciou o ensino da história do Brasil, várias de suas passagens importantes têm sido ensinadas de forma ou incompleta ou distorcida daquela que realmente aconteceu. Talvez isto tenha acontecido para se ressaltar os ideais de civismo da Nação, através do registro dos fatos de forma muitas vezes emotiva e heróica, e com a criação de falsos ídolos. Mas além disso, que outros interesses poderiam haver para se encobrir a nossa verdadeira história?

E o mais agravante é que uma grande parte da população ativa do nosso país, principalmente a faixa etária de 25 a 45 anos aprendeu a história do Brasil em seus currículos escolares sob a ótica de uma forte repressão e na mira de uma censura implacável. Foram os 20 anos de Ditadura Militar onde nossos heróis nacionais foram aqueles que conviam ao Sistema.

E portanto questionamos: que heróis foram esses? Por que alguns fatos foram distorcidos?

Em nossa opinião a distorção dos fatos e a "invenção" de heróis sempre serviu na realidade para se "mascarar" desde o Descobrimento do Brasil toda a cobiça e exploração que o povo brasileiro sofreu e que até hoje vem sofrendo em benefício de classes privilegiadas ao longo do tempo. O grande problema da história do Brasil foi o de nunca ter beneficiado em nenhuma época o próprio povo do Brasil. A história brasileira de uma forma geral marca infelizmente o registro de uma enorme dívida com seu próprio povo.

Em vista disso, apesar de respeitar e reverenciar os fatos e personagens que realmente contribuíram e lutaram pelo nosso País, ou que pelo menos tentaram, somos obrigados a perguntar:

BRASIL, QUE HISTÓRIA É ESSA?

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::

WWW.SASP.COM.BR | WWW.SANTOS.SASP.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!


Copyright ©2000-2013 | Todos os Direitos Reservados