::.. CARNAVAL 2010 - G.R.E.S. COLORADO DO BRÁS................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/2010
Ordem de entrada:  6
Enredo:  Da Descoberta à Chama da Razão a Colorado Descobre o Fogo
Carnavalesco:  Fabio Gouveia
Grupo:  2
Classificação:  12º
Pontuação Total:  99,75
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Rogerinho
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

Samba Enredo
COMPOSITORES: SANTANA/ ANIMAL/ RAFAEL PÍNAH

 

O SHOW VAI COMEÇAR

IRRADIANDO ALEGRIA

COM A DESCOBERTA

QUE AO MUNDO ENCANTARIA

GERANDO A EVOLUÇÃO

ACENDE A IMAGINAÇÃO

MITOS E DEUSES EM ADORAÇÕES

MARCARAM CIVILIZAÇÕES

NA PRÉ-HISTÓRIA, O HOMEM BUSCOU ENTENDER

A EXISTÊNCIA DO SEU PRÓPRIO SER

E O FOGO MOSTRA O SEU PODER

 

ACENDE A FOGUEIRA... ÔÔÔ

PRA PURIFICAR... LÁ LAIÁ

DE ALMA LIMPA, EU VOU!

COM O MEU AMOR

 

A CHAMA DA INQUISIÇÃO

MARCOU NA ERA DAS CRUZADAS

EM RITOS DE FÉ, A ELEVAÇÃO

É LUZ QUE NÃO SE APAGA

NO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA

FOI FUNDAMENTAL

PRESENTE EM NOSSA CULTURA

NA VIDA É ESSENCIAL

RESSURGE A BELEZA MAIS PURA

NO BRILHO DO MEU CARNAVAL

EXPLODE NAS CORES DO MEU PAVILHÃO

UM SENTIMENTO DE PAIXÃO

 

VOU DAR A VOLTA POR CIMA

SOU COLORADO DO BRÁS

O MEU CALOR VAI TE EMBALAR

EU QUERO VER VOCÊ SAMBAR.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

INTRODUÇÃO

Na pré-história, o fogo causava medo e admiração ao homem que passou a atribuir poderes divinos ao misterioso elemento, já na idade média o fogo é símbolo da purificação da alma servindo de instrumento à santa amada Igreja, ganha conotações em diferentes religiões, é fundamental para o desenvolvimento da indústria e ganha espaço em festas populares.

A Colorado presta uma homenagem a cada folião e promete incendiar a avenida.

ENREDO

O Colorado descobre o fogo, e mostra como este presente divino que a milhões de anos fascina os homens e mantém acesa a chama da vida na terra e contribui para a evolução da humanidade. Como o fogo passou da fascinação à adoração, criando deuses e mitos que tornaram-se chamas para acender a imaginação, de diversas civilizações. E tem sido assim desde os tempos mais remotos, daremos início ao nosso enredo na pré-história, onde homens das cavernas viviam em constante procura de entender sua própria existência, o atrito de pedras em gravetos fez surgir uma chama que logo se tornou tão importante a eles que nada desviava sua atenção de algo tão belo, descobre então o fogo. A sua evolução vai de encontro à evolução humana, o fogo passou a ser elemento de transformação, para grandes civilizações, no Egito seu poder deu origem a deuses que suas labaredas emergiam para adoração de sua sociedade, e foi no Egito que este elemento teve maior expressão, sem esquecer de outros povos que também se beneficiaram de seu poder para acender a luz que os guiou em uma era de descobertas.

A Colorado viaja por vários períodos onde o fogo foi de grande importância, a Idade Média marca o período mais triste e acende a fogueira e presencia como ele se tornou instrumento de purificação da alma. A Inquisição era o poder, qualquer tipo de ofensa à Santa Igreja era tida como blasfêmia, levando inúmeras pessoas a arder nas fogueiras. Este período guarda ainda lendas de enormes Dragões os répteis voadores que cuspiam fogo. As labaredas que forjavam em ferro espadas e armaduras na era das Cruzadas em nome da fé, modelaram brasões e insígnias no inferno da inquisição, este elemento é ainda celebrado em rituais de fé e elevação o espírito em diversas religiões, a chama é a luz, o esplendor divino representado nas imagens de santos. O fogo teve ainda participação na evolução industrial, seu poder foi fundamental no desenvolvimento da indústria e no calor do dia-a-dia. O fogo forjou a própria industrialização humana.

O Colorado perpetua o fogo, viaja no imaginário popular, revela a sua constante presença em seres fantásticos, a crendice popular fez o fogo parte fundamental da nossa cultura, o folclore é rico em lendas que envolve este elemento, boitatá, mula sem cabeça entre tantas que sempre estiveram presentes em nossas vidas. Ainda presenciamos sua força no que dizemos e fazemos, nos faz ferver na veia pulsar o sangue, ele se faz presente em tudo, em casa, na rua, é ele que nos aquece ou que esquenta nosso alimento. Nas festas é essencial, faz parte dos rituais. E finalmente a Colorado ressurge do fogo o folião que queima e alegria no carnaval e renasce como a fênix, é o brilho que vermelho que ilumina e que surge na vida que renasce a cada dia para nós, como o sol que ofuscante de esplendor, ou como os brilhos que explodem no céu anunciando que a festança vai começar. A Colorado é chama que não se apaga, é a chama da razão do nosso viver.

 


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.E.S. COLORADO DO BRÁS
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 

NOSSOS PARCEIROS


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.SASP.COM.BR | WWW.SANTOS.SASP.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2014 | Todos os Direitos Reservados